Atividades

O projeto INTERNOVAMARKET-FOOD foi desenhado em torno de uma tripla hélice, da qual resultam três atividades diretas e uma atividade transversal dos três pilares estratégicos do projeto: Internacionalização, Inovação Tecnológica e Marketing e uma transversal de formação

Atividade 1 - Internacionalização da INTER EXPORT PLUS focada num programa de aceleração de PME para internacionalização

INTER-EXPORT PLUS
Diagnóstico de internacionalização
Radiagrafia inicial da empresa com possíveis alternativas técnicas de acordo com o perfil, características e circunstâncias de cada empresa.
Aconselhamento personalizado para a Revisão Estratégica orientada para a Internacionalização.
Análise da estratégia existente na empresa com o objetivo de melhorá-la, ao mesmo tempo, a situação das empresas que enfrentam sua internacionalização e o posicionamento competitivo em seus mercados.
Guia Interativo
Guia prático e simples com os passos a seguir para iniciar um processo de exportação e desenvolvê-lo em todas as suas etapas, incluindo fichas de país com informações sobre os requisitos técnicos necessários para a comercialização de produtos agro-alimentares.
Missões inversas, reuniões de negócios e eventos internacionais
Para possibilitar as relações comerciais entre as empresas da Euroregião que produzem, elas produzem e comercializam produtos agroalimentares e distribuidores, importadores e prescritores internacionais.
Aconselhe-se
Serviço de assistência online para a resolução de consultas e assistência técnica para empresas quem quer iniciar ou consolidar um processo de internacionalização.

Atividade 2 - Inovação tecnológica INNOVA PLUS baseada num programa de aceleração das PME para a inovação

INNOVA PLUS
Diagnóstico tecnológico
Gostaria de ter uma radiografia tecnológica de sua empresa? Com ela pode identificar as necessidades e oportunidades da sua empresa e priorizá-las. Propomos soluções reais e eficazes para promover o processo de inovação da sua empresa como um fator chave de competitividade.
Lançamento INNOVA PLUS
Se quer promover sua empresa para gerar valor, junte-se ao programa INNOVA PLUS! Não hesite em se inscrever para a promoção de inovação de forma "acelerada", todo um aprendizado experiencial, personalizado e tutorado, de mãos dadas com os agentes de I+D+i da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal à sua disposição e instalações próprias. O nosso desafio é fortalecer a cultura inovadora da sua empresa para o ajudar que o seu modelo industrial seja sustentável e continue a crescer.
Demolabs
Se não participou num Demolab tecnológico, esta é sua oportunidade! Venha aos nossos workshops práticos onde pode experimentar e descobrir as soluções tecnologias actuais aplicáveis ao sector agro-alimentar.
Ferramentas para inovação: vigilância tecnológica, previsão tecnológica e benchmarking
Oferecemos-lhe um cenário digital onde pode aceder a um conjunto de ferramentas úteis para simplificar e gerir a inovação da sua empresa, a fim de alcançar os melhores resultados e maior impacto no setor. Não se esqueça de participar e navegar pelo nosso espaço onde pode aceder a shots informativos, tutoriais, observatório transfronteiriço e muito mais ... venha e descubra!
Catalisador de emprego
Se tem um espírito dinâmico, comprometido e inovador, junte-se a esta iniciativa! Tem duas modalidades: a bolsa de emprego, onde a correspondência entre licitantes e candidatos a emprego dentro do da área I+D+i , e a Bolsa de estágios práticos em empresas. Se procura as suas primeiras experiências no mundo dos negócios, contamos consigo!
Catalisador de ideias inovadoras
A geração de ideias que se materializarão em projetos de inovação capazes de consolidar a estratégia de inovação das empresas participantes do programa. Ideias têm um prêmio!

Atividade 3 - Posicionamento dos produtos da Eurorregião: MARKET PLUS

MARKET PLUS
Avaliação de situação atual de marketing digital
Considera-se mais forte uma marca ou produto com uma estratégia de marketing. Desta forma, pretende-se identificar as marcas e produtos com maior potencial de internacionalização com o objetivo de representar o “best of” da Eurorregião (Galiza e Norte de Portugal).
Criação da plataforma web, app e concurso "Sell by appointment" e aconselhamento do seu uso para promover e posicionar as marcas da Eurorregião
Criação de ferramentas digitais com a finalidade de destacar as mais valias das marcas da Eurorregião (Galiza-Norte de Portugal) e consequentemente a sua promoção através do posicionamento diferenciador.
Eventos de marketing experimental
Apresentação e degustação dos melhores produtos da Eurorregião a um conjunto selecionado de importadores, distribuidores, agentes económicos e blogers. Chefs galegos e portugueses de renome, encarregar-se-ão de notabilizar estes produtos por forma a que o cliente possa recordá-lo e recomendá-lo.
Apoio individualizado para implementar soluções de comunicação digital inovadoras
Através do uso de tecnologias emergentes, pretende-se impulsionar o potencial de internacionalização, assegurando a modernização das PME do setor agroalimentar.

Atividade 4 - Programa formativo transversal INTERNOVAMARKET-FOOD

Formação
Simpósio de internacionalização
Até ao final de 2019 poderá participar num grande evento internacional que será um ponto de encontro de empresas e agentes de internacionalização. Será uma ótima oportunidade para aumentar a base exportadora, a variedade e quantidade dos produtos a serem exportados e os países de destino das suas exportações.
Formação em internacionalização, inovação e marketing
Terá acesso a uma formação específica (presencial, online e webinars) para a comercialização dos seus produtos no mercado internacional. Desta forma, poderá melhorar a sua capacidade em realizar abordagens estratégicas de internalização, otimizando processos e favorecendo o posicionamento dos seus produtos em diferentes países.
Fórum sobre inovação tecnológica
Terá a oportunidade de participar num espaço de encontro entre os principais agentes de I+D+i, cujo objetivo é gerar debate sobre os novos paradigmas da competitividade através da incorporação da inovação nas organizações.
Workshops de internacionalização e de definição do modelo de negócio integral e melhoria das estratégias de comunicação
Ações de formação eminentemente práticas sobre aspectos da internacionalização que afetam directamente o sector agro-alimentar; legislação aplicável em vigor, mercados estrangeiros e oportunidades de negócios. Implementação de Workshops, com o objetivo de analisar o modelo de negócio utilizado, propondo medidas de melhoria.